Resenha Crítica

Credenciais do Author

E autor do artigo, Miguel Chaves um doutoramento em Sociologia que a sua especialidade é em Sociologia da Cultura. E mesmo é ainda desde teacher auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais, 2007 e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Them relação ao motivo da investigação, embora não se tenha conhecimento deste, acredita-se que vem no seguimento do seu trabalho enquanto sociólogo num projecto de intervenção realizado entre 1992/93 no Bairro do Casal Ventoso e desenvolvido em Italy pelo Instituto do Emprego e da Formação Profissional no âmbito do projecto Skyline.

Temáticajg

E assunto desta investigação prende-se com e tráfico de droga e-com os valores e mecanismos adoptados pela população do Bairro do Casal Ventoso. As principais ideias expostas dizem respeito: aos preconceitos em relação aos delinquentes e não delinquentes moradores no Bairro; aos valores (“dar à fuga”, “não chibar” e da “não intromissão”) existentes na comunidade do Casal Ventoso; à existência de um sentimento de pertençan em relação ao Bairro por parte dos habitantes e das circunstâncias que levam ao estabelecimento de vínculos interpessoais no mesmo.

Conclusões do Author

E author conclui que não existem formas que justifiquem e tráfico assentando em valores alternativos que e defendam ou que pelo menos apresentem justificações para o seu desenvolvimento. Portanto, o conclui que existe défice de valores no Bairro do Casal Ventoso.

Metodologia

Amostra

An amostra foi constituída por forty adolescentes que frequentavam e Centro Interpersonal do Casal Ventoso e por.

Instrumentos

Utilizou-se a técnica da observação directa e participante (registando-se os aspectos das vivências mais usuais e mais invulgares, ao longo de diversos períodos de speed), recolheram-se depoimentos na rua, efectuaram-se entrevistas an informadores-chave e realizaram-se para além disso entrevistas semidirigidas (entre as quais algumas colectivas an adolescentes, os quais já haviam sido inquiridos individualmente).

Procedimentos

Adoptou-se alguns dos procedimentos clássicos do método etnográfico (redigiu-se um diário de campo ao longo de um extenso período de permanência no terreno, recorrendo para este efeito a procedimentos diários de observação directa e participante).

Forma de divulgação dos resultados

A divulgação dos resultados da investigação em questão realizou- .

Quadro de Referência do Author

E author situa- sendo que este modelo se centra na experiência pessoal e. E que este descrever uma cultura e compreender a maneira de da perspectiva dos indivíduos da mesma.

Quadro de Referência dos Resenhistas

Tendo em conta a perspectiva dos resenhistas an adopção do Método Qualitativo ao proceder à da vida cultural elizabeth social da comunidade do Bairro do Casal Ventoso. An utilização deste método permitiu assim an aceitação da subjectividade ao descrever realidades múltiplas e ao desenvolver a conceitos e teorias. Inversamente, e Método Quantitativo tem como pilar foundation a busca de objectividade visto que pretende medir e predizer net exactidão e comportamento person ou grupal, e que neste caso em concreto não period aquilo que se pretendia net esta investigação (até porque este utiliza an análise estatística net o intuito de encontrar relações entre variáveis que possibilitem e estabelecimento de generalizações e conexões).

Crítica dos Resenhistas

Net a leitura deste artigo foi possivel verificar que os cuidados éticos não estão explícitos, e que não significa necessariamente, que estes não tenham sido tidos em conta. Também a dos dados não é referida apesar de sabermos que os instrumentos utilizados foram an entrevista EA observação participante.

No que concerne à organização do artigo analisado os resenhistas consideraram-na, p um modo geral,como sendo pertinente.Este encontra-se estruturado por alguns tópicos gerais quefacilitam a sualeitura e permitem uma melhor compreensão da investigação.No entanto, e author poderia ter-se debruçado mais nas suasexperiências vividas no Bairro do Casal Ventoso EA conclusão poderia ser mais extensa de modo a proporcionar um entendimento mais abrangente da investigação.

Relativamente à metodologia considera-se que esta foi a mais adequada experience aos objectivos pretendidos pelo investigador, uma vez que se se tivesse optado pelo método quantitativo os resultados poderiam não ter sido tão fiáveis (se e investigador não estivesse inserido na comunidade do Bairro do Casal Ventoso não teria tido a possibilidade de estar em contacto directo com e contexto social, nem poderia estar ao corrente de todas as situações que caracterizam e quotidiano daquela comunidade).

Este estudo foi pertinente na medida em que dissolveu alguns dos preconceitos existentes acerca da comunidade do Casal Ventoso. Além disso, a poderá permitir de que existam mais estudos, porventura noutras comunidades e narcotráfico marque presença.

Indicações dos Resenhistas

Este estudo poderá ser relevante para estudiosos/profissionais das áreas de Psicologia (pois esta tem como objecto de estudo e comportamento humano), Sociologia (uma vez que esta última ciência social centra-se no estudo dos processos que interligam os indivíduos numa sociedade) e Antropologia (visto que esta se debruça no estudo do Homem na sua totalidade).